Tipo de viagem: Escapada em família
Localização: Distrito de Taquaras, em Rancho Queimado (SC)
Distância da Capital: 88 km
Atrativos: Natureza, construções históricas, gastronomia
Cidades vizinhas: Bom Retiro e Urubici (Serra Catarinense)
Ponto alto: Tirar fotos no posto de combustíveis da família Schütz e provar um delicioso café colonial
O que fazer no verão: Festival do Morango
O que fazer no inverno: Curtir o frio no fogão a lenha
Dicas: Estender a viagem até Bom Retiro e visitar a vinícola Thera, que fica a cerca de uma hora de Rancho Queimado.
Sabe aquele final de semana para relaxar e, literalmente, se desconectar das notícias e da rotina puxada do cotidiano? Uma dica para passar dias aconchegantes em família é seguir para Taquaras, distrito do município de Rancho Queimado, na Serra Catarinense. Em meio às paisagens das encostas da serra e de imersão na natureza, a localidade ainda esconde cenários que parecem ter parado no tempo.
Segundo Bruna Heusi, responsável pela Cultura e Marketing da TripService, a melhor forma de conhecer a região é se hospedando em uma das charmosas pousadas da cidade – muitas delas com opção de passeio a cavalo – ou alugando uma casa e tendo a verdadeira experiência de casa de campo: cozinhar no forno a lenha, montar uma fogueira ou lareira, aproveitar o frio (o inverno pode ter temperaturas bem baixas, com chance até de geada e neve) e relaxar.
No verão, o local também tem seus encantos. É em Rancho Queimado que acontece, anualmente, a tradicional Festa do Morango, geralmente entre os meses de novembro e dezembro. Em dias quentes também é possível aproveitar a cachoeira e desbravar melhor as trilhas da região.
Uma viagem no tempo
É em Taquaras que fica a antiga casa de campo de Hercílio Luz, ex governador de Santa Catarina, hoje transformada em museu. O local abriga documentos, mobiliário, roupas e objetos que também remontam à colonização alemã na região. Só o jardim da residência já vale uma visita, que estará mais florido na primavera e no verão. Aliás, a estrada para Taquaras, em Rancho Queimado, é outro ponto de atenção neste período: cheia de hortênsias, linda!
Mas é um posto de combustíveis – sim, um posto! – a atração mais famosa do distrito. Em 1959, Teófilo Schütz decidiu fechar seu antigo posto de combustíveis — que funcionava com bomba manual —, inaugurado 10 anos antes, para assinar contrato com a companhia norte-americana Texaco. Era o mais moderno ponto de parada da região, com uma bomba semi-automática e uma rampa para lavação. Ali, os caminhões de reboque carregados de toras de madeira, feitos pela Fábrica Nacional de Motores (FNM), paravam para abastecimento e reparos antes de seguirem para o litoral.
Ainda sob o comando da Família Schütz, que faz questão de manter as raízes do empreendimento, a construção segue firme e praticamente intocada até os dias atuais em Rancho Queimado. Situada no centrinho de Taquaras, ganhou status de atração turística de Rancho Queimado.
Café colonial: quem não quer?
Outro programa de final de semana quase obrigatório de Rancho Queimado é “chutar o balde” da dieta e mergulhar em um tradicional café colonial com alma alemã. O Café Schmitz é um dos mais conhecidos de lá e traz a proposta da autenticidade da culinária colonial, com “quitutes da vovó”, aliada ao aconchego do ambiente rústico e da receptividade familiar. As delicias que vão à mesa são produzidas na própria casa pela doceira Stelina, resgatando receitas autênticas de cucas, tortas, roscas e pães.
Uma experiência e tanto!
CONFIRA TAMBÉM: Dicas de Machu Picchu, a cidade sagrada!
Precisa se hospedar em Rancho Queimado ou quer ajuda para montar outros roteiros pelo Brasil? Converse com a equipe Experience da TripService.
TripService, loucos por viagens!