Mas, afinal, qual a diferença entre eventos híbridos e onlines?
As mudanças de padrões no comportamento do ser humano levaram a novas formas de se relacionar e aprender em 2020. De simples lives a grandes eventos híbridos (que mesclam ambientes presenciais e onlines), empresas de diferentes setores se viram obrigadas a rever a forma de levar conteúdo e promover negócios.
Em oito meses de cumprimento a protolocos de segurança que evitam a concentração de pessoas, os eventos híbridos e onlines não somente se proliferam no mercado, como ganham versões criativas de interação. Especialistas preveem que, mesmo no período pós-pandemia, o mercado de eventos nunca mais será o mesmo. Provavelmente, se dividirá entre o desenvolvimento de versões presenciais (quando o famoso “olho no olho” é imprescindível) e de eventos híbridos.
Planejar é fundamental
Eventos híbridos bem organizados combinam diferentes elementos virtuais, proporcionando ao público a oportunidade de aprender e se envolver, mesmo que não possa comparecer. Conforme João Araújo, do setor de eventos da TripService, no ambiente presencial estarão os palestrantes e o moderador, que conduzirá os assuntos e dinâmicas do evento.
A transmissão para o público necessita de equipamentos audiovisuais, técnicos para operação e uma plataforma virtual para transmitir o conteúdo. “Para definir as melhores opções para um determinado evento é necessário ter um bom detalhamento do briefing entre marca que promove e a empresa organizadora do evento”, destaca João.
Como eventos híbridos e onlines ficaram bastante populares nos últimos meses, pode parecer que é algo fácil de organizar ou que se trata “só” de uma live. Neste caso, bastaria conectar uma câmera e um computador e começar a falar. No entanto, João lembra que é preciso ter planejamento. Isso inclui testar, ajustar e se atentar a inúmeros detalhes técnicos para que tudo ocorra perfeitamente, contando sempre com um consultor da área.
Formatos: qual deles escolher?
Como saber qual formato e abordagem são melhores para o seu evento? Tudo dependerá de uma série de fatores diferentes, incluindo o tamanho, orçamento, cronograma e a localização dos participantes. Uma empresa pode escolher entre muitas opções, de pequeno a grande porte, com ou sem interação. O fundamental, no entanto, é entender que a marca sempre estará relacionada a todas as ações que realizar. Assim todos os detalhes devem ser pensados e considerados.
Com larga experiência na gestão de eventos corporativos, a TripService vem se especializando em eventos híbridos e onlines desde o início do ano e está totalmente apta a dar uma consultoria completa para empresas organizadoras de eventos onlines e híbridos. Permitir que o público participe de qualquer lugar do mundo – pessoalmente ou online – oferece flexibilidade e conveniência. Além disso, possibilita que o organizador expanda seu impacto, independentemente da sua localização geográfica.
Em eventos híbridos e onlines, também é possível prever conteúdos pré-gravados que complementam o debate ao vivo. “Além disso, podemos trabalhar com o fundo verde, o que permite fazer edições de imagem, trocar cenários e fazer animações, entre outras possibilidades infinitas”, explica o profissional da TripService.
Mesmo quando os formatos presenciais forem retomados, os eventos híbridos e onlines continuarão a ser uma opção. Em muitos casos, os participantes poderão escolher entre comparecer presencial ou virtualmente a um evento. “É um mercado importantíssimo que exige técnica especifica e profissionais com experiência em organização de eventos”, conclui.
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