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Acesso TMS

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O frio na barriga para realizar uma viagem de férias organizada com carinho, a ansiedade para fechar um novo negócio, visitar um cliente, conhecer uma nova cidade.

Estamos há tanto tempo sem viajar que sentimos falta até da espera ansiosa por um voo atrasado pela falta de teto. Ou da impaciência coletiva de passageiros dentro da aeronave assim que ela pousa no destino.  A jornada de uma viagem – seja a trabalho ou de férias – traz sensações absolutamente únicas e insubstituíveis.

Neste momento, no entanto, há perguntas que não querem calar. É seguro viajar de avião durante a pandemia? Como tem sido a experiência de quem precisou continuar viajando? E como estão os procedimentos de segurança nos aeroportos brasileiros?

Para responder a estas e outras perguntas, a equipe TripService acompanhou um dia de embarques e desembarques no maior aeroporto de Santa Catarina, o Floripa Airport, em Florianópolis. E podemos garantir: viajar de avião tem sido SIM uma experiência segura e igualmente deliciosa.

Capacidade reduzida

Antes da pandemia, a previsão inicial era que o Floripa Airport fechasse o ano com uma movimentação total de 4,2 milhões de passageiros. Este número, agora, deve ficar em 1,8 milhão. Até março de 2020, o terminal contabilizava cerca de 80 voos diários. No mês de julho, foram 16 voos por dia, em média, um crescimento de 37% em relação a junho.

Para garantir a segurança nos aeroportos neste momento, há medidas rígidas desde o momento em que se pisa no terminal até a hora de entrar no avião. Ou vice-versa: desde a hora em que o passageiro sai da aeronave até pegar um transporte para deixar o aeroporto.

Avisos por toda a parte

Há avisos com orientações por todo o caminho que o viajante faz para o embarque e desembarque do avião. Há também mensagens em áudio e vídeo nos sistemas de som e painéis de voos, e cartazes pelo terminal, incluindo áreas de raio-x, esteiras de retirada de bagagens; escadas, elevadores e entrada em estabelecimentos comerciais e praça de alimentação.

O foco dos alertas é para o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem; distanciamento de, no mínimo, 2 metros entre os frequentadores dos terminais e higienização frequente das mãos.

Distância na hora do check-in

Os balcões de check-ins do Floria Airport agora contam com proteção acrílica para a proteção de passageiros e atendentes das companhias aéreas. Tudo para garantir a segurança nos aeroportos.

Sapatos limpos

No momento de entrar ou sair da área de embarque e desembarque, os passageiros passam por tapetes sanitizantes que asseguram a higienização dos calçados. Somente depois de limpos, é possível seguir em frente.

Barreira sanitária no desembarque

Em uma ação pioneira, o Floripa Airport e a cidade de Florianópolis implementaram uma barreira sanitária a todos que desembarcam na capital. É feita a medição de temperatura e os passageiros também preenchem um formulário simples, no qual informam condições de saúde, se tem algum sintoma de Covid-19 e origem da viagem. Ao finalizar o preenchimento, é gerado um QR Code, que deve ser apresentado nesta barreira sanitária de desembarque.

Aqueles que apresentam algum tipo de sintoma, mas ainda estão nos primeiros dias dos sinais, são orientados a fazer 14 dias de isolamento. Também são agendados exames de PCR para detecção do vírus. Aqueles que apresentam sintomas de coronavírus por mais de 7 dias são encaminhados na mesma hora para fazer o teste no próprio aeroporto.

A estudante de Medicina Ana Carolina Pinto, 23 anos, diz que se surpreendeu no desembarque de um voo vindo de São Paulo. “Mediram a minha temperatura, higienizaram todas as minhas malas e respondi a um questionário sobre sintomas de Covid-19. Estão de parabéns quando o assunto é segurança da saúde aqui em Santa Catarina”, diz.

Lojas abertas nos horários de voos

Nem todas as lojas do Floripa Airport estão abertas, mas as que estão atendendo funcionam de acordo com os horários de voos. Todas são amplas e abertas, conforme conceito arquitetônico, e seguem rígidos protocolos sanitários com uso de máscara, álcool gel e higienização dos itens.

Proteção no embarque: segurança nos aeroportos

No momento do embarque, a regra é clara. Além da obrigatoriedade do uso da máscara e da disponibilização de álcool em gel por toda a parte, o aglomero habitual das filas de embarque está proibido. Os passageiros entram na aeronave por etapas e com 2 metros de distância, no mínimo, entre eles.

Dentro do avião: como o ar é filtrado?

De acordo com o diretor geral do Floripa Airport, Ricardo Gesse, a indústria da aviação comercial sempre teve padrões elevados de segurança sanitária. Os aviões modernos são equipados com filtros de ar particulado de alta eficiência, idênticos aos que os hospitais utilizam em ambientes monitorados, como centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva.

O ar no avião é coletado fora da aeronave e constantemente renovado. Uma parte (de 30% a 50%) dele é reciclada para manter a temperatura e a umidade nos níveis corretos. E todo esse ar passa pelos filtros HEPA antes de ser liberado na cabine. Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), todas as aeronaves dos principais fabricantes, como Airbus, Boeing, Embraer e ATR possuem filtros HEPA. Isso inclui todos os modelos usados na aviação comercial no Brasil.

A tecnologia HEPA foi criada em 1940. Utiliza fibras muito unidas que retêm as impurezas do ar, removendo-as de circulação. Entre elas, micropartículas que poderiam transportar o coronavírus. O Covid-19 varia de 0,08 a 0,16 micrômetro, sendo de 8 a 16 vezes maior do que a faixa de partícula que os filtros HEPA capturam, de 0,01 micrômetro para cima. Esses filtros são eficientes não apenas contra diferentes tipos de vírus. Eliminam também poeira, bactérias, fungos, ácaros, umidade e qualquer outro tipo de contaminação que possa potencialmente prejudicar passageiros e tripulantes. E com uma eficiência impressionante, de 99,99%. Neste momento isso faz toda a diferença para garantir a segurança nos aeroportos.

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Voltando à normalidade

Com o retorno gradual das viagens, o Floripa Airport volta a ser “habitado”. Em agosto, a previsão é que este volume cresça em cerca de 45% quando comparado ao mês de julho, chegando em 24 voos diários.

A variação positiva segue a tendência de aumento observada mês a mês, com a retomada gradual e segura da aviação. O total de voos previsto para agosto é de 728, contra 498 em julho.

Em agosto, a Latam volta a realizar a rota Florianópolis – Brasília, com 7 voos semanais entre chegadas e partidas. Somado a isso, apresenta aumento na frequência de voos na rota Florianópolis – Guarulhos. Outro destaque para o mês é o incremento da rota Florianópolis – Viracopos (em Campinas), operada pela Azul, que pula de 20 voos semanais em julho para 24 voos semanais em agosto – praticamente o número de frequência pré-pandemia para o período.

Para Ricardo Gesse, os voos estão sendo retomadas gradualmente, conforme a demanda do mercado e retorno dos padrões de viagem. “Alguns hábitos podem até mudar no mundo corporativo, mas dificilmente uma reunião online vai substituir o encontro físico de pessoas e o olho no olho na hora de fechar um grande negócio”, opina o diretor geral do Floripa Airport.

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