Viajar, antes de tudo, requer muita atenção e pesquisa – especialmente quando o assunto envolve as tarifas das passagens aéreas. De um lado, a tarifa é mais baixa e proporciona menos benefícios, do outro a tarifa é mais alta e permite algumas vantagens, como despachar uma mala, marcar assento antecipadamente e alterar a data do voo em um mesmo dia sem cobranças, por exemplo. E, então, por qual delas optar?
Se você vai viajar e não sabe qual tipo de tarifa escolher, saiba que essa dúvida não é somente sua. Isso porque, com o aumento das famílias tarifárias, ou seja, com o aumento dos tipos de tarifas disponíveis em um mesmo voo, ficou muito mais difícil a decisão.
Para facilitar esse momento, tenha em mente basicamente alguns pontos: há probabilidade de você alterar ou cancelar a viagem? Haverá necessidade de despachar a bagagem?
Se as respostas para as duas perguntas forem não, você pode adquirir as tarifas mais econômicas. Caso contrário, se as respostas forem positivas, ou ainda, se você costuma marcar antecipadamente seu assento ou frequentemente utiliza o benefício de antecipação em seis horas, considere adquirir as tarifas mais flexíveis.
Atente-se para um detalhe: se você for passageiro frequente, o primeiro passo é conhecer os benefícios do seu cartão fidelidade, pois há uma série de vantagens e benefícios dependendo do seu status no plano.
Os benefícios dos planos incluem prioridade no embarque, marcação de assento, despacho de bagagens sem custos, antecipação sem custos, troca de pontos por passagens aéreas e demais opções.
Quer saber como funcionam as famílias tarifárias de cada companhia aérea? Criamos uma tabela para você. Lembrando que: as regras e valores podem alterar a qualquer momento.
Veja: