Com a retomada exponencial das viagens, muito se fala sobre o certificado de vacinação (ou passaporte de vacinação), visto que é solicitado para entrada em alguns municípios, eventos, bares, entre outros estabelecimentos. O certificado do SUS pode, inclusive, ser usado em viagens internacionais para onde já é permitida a entrada de brasileiros (verifique os documentos necessários antes da sua viagem).
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento que comprova a imunização contra o coronavírus. O documento é emitido pelo Ministério da Saúde de forma eletrônica, por meio do site e do aplicativo do sistema Conecte SUS.
COMO OBTER O CERTIFICADO DE VACINAÇÃO PELO APP EM 5 PASSOS
PASSO 1: Com o celular nas mãos, acesse a loja de aplicativos oficial de seu sistema operacional e então busque por “Conecte SUS”.
PASSO 2: Siga o procedimento padrão do sistema e realize o download do aplicativo que é autoexplicativo.
PASSO 3: O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde.
PASSO 4: Para obter o certificado de vacinação da campanha contra a covid-19, clique no botão do Menu (centralizado na parte inferior da tela).
PASSO 5: Em seguida, basta clicar em Certificado de Vacina Covid-19. Ele traz todas as informações sobre os imunizantes, como lote e fabricante, além do local e data da aplicação das doses. Automaticamente, o sistema emitirá o certificado em um QR Code, que poderá ser salvo em PDF em português, inglês e espanhol. Para isso, é preciso clicar sobre a bandeira do país representante dos respectivos idiomas.
IMPORTANTE: Tenha em mente que, para a emissão do certificado de vacinação contra covid-19, é preciso já ter tomado todas as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Além disso, pode ser que o sistema demore até 10 dias úteis após a data de vacinação para ser atualizado, deixando disponível todos os dados necessários para que a emissão seja concluída com sucesso.
Além disso, não esqueça de verificar todos os documentos sanitários exigidos pelo seu destino de viagem antes de embarcar.
Leia também: Retomada das viagens – por que é importante antecipar a compra das passagens aéreas.